quinta-feira, 6 de junho de 2013

TANGRAN: CRIATIVIDADE

Trabalhando a aula prática com o Tangran: ser um tema interessante, levando-nos  à criatividade.

Tangram
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.
Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática.
Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras.
Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretinham os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".
O tangram é um jogo que se originou na China e aos poucos foi chegando ao Brasil, e com isso os povos inventaram desenhos com as sete peças.
Outra informação:
A origem e a história do tangram BREVE HISTÓRIA DO TANGRAM
Ninguém sabe exatamente quando ou como o tangram foi inventado. O documento escrito mais antigo conhecido data de 1813, mas eles são possivelmente mais velhos. É possível que o tangram tenha sido originalmente inventado como um jogo para mulheres e crianças, por isso, naquela época, eles não seriam consideradas importantes ou notáveis. Em 1903, o americano especialista em quebra-cabeça Sam Loyd escreveu o Oitavo Livro da Tan. Neste, ele disse que o tangram foi inventado há 4.000 anos pelo Deus Tan. De acordo com a tradição, o jogo do Tangram é de origem muito antiga e foi jogado na China há mais de 4.000 anos, sendo um representante legítimo um passatempo nacional. Os sete livros de Tan supostamente ilustravam a criação do mundo e a origem das espécies sobre um plano diferente daquele apresentado por Darwin, o progresso da raça humana que está sendo rastreada através de sete estágios de desenvolvimento até um estado espiritual misterioso, que é muito alienado para uma consideração séria. Descobriu-se mais tarde descobriu-se ser essa versão falsa e que Loyd fez isso como uma brincadeira. Mas a publicação deu mais de seiscentas novas formas, muito delas criações do próprio Loyd. Origens do nome Também tem havido algum debate sobre a origem do nome. Possivelmente derivado da palavra que significa trangram “puzzle” ou “bugiganga”. Ou talvez Tang (da dinastia chinesa) e grama, em grego para "escrever". Ou tú “espiga”. Tú significado uma “imagem” ou “diagrama”.
FATOS INTERESSANTES
  Quando o tangram tornou-se popular na Europa e na América no século 19, ele foi chamado de "Os chineses Puzzle Game '. Mas no final do século, a palavra tangram se tornou bem conhecida. O tangram conquistou vários admiradores, como Edgar Allan Poe, Lewis Carroll , de Thomas Edison a Napoleão . Eles também eram passatempos populares durante a I Guerra Mundial, nas trincheiras de ambos os lados.
TANGRAM - O ENIGMA CHINÊS
O tangram é um quebra-cabeça de origem chinesa que consiste de sete partes lisas (chamadas tans): dois grandes triângulos , dois pequenos triângulos, um triângulo médio, um quadrado e um paralelogramo. Você pode colocar estes sete tans em conjunto para criar formas de qualquer coisa como gatos, pássaros e cangurus até barcos, pessoas e bules. Embora, para isso, deve-se seguir as seguintes regras: • Você deve usar todas as sete tans; • Todos eles devem tocar; • Eles não devem se sobrepor.

Referências:
Site:

2 comentários: