PLANO DE AULA
I. Data:
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16/06/2013
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II. Identificação
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Professores do Grupo 3
Disciplina:
Matemática
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III. Público Alvo
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6º Ano
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IV. Cronograma
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18
aulas
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III. Conteúdo:
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Estrutura do sistema de numeração decimal:
agrupamentos e contagens: valor posicional, operações básicas, operações
inversas, cálculo mental.
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IV. Tema Abordado:
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Números,
Operações, Funções.
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V. Objetivo Geral:
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D1 Reconhecer e utilizar características do
sistema de numeração decimal;
D2 Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção
de resultados na resolução de adição e/ou subtração envolvendo números
naturais;
D3 Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção
de resultados na resolução de multiplicação e/ou divisão envolvendo números
naturais;
D4 Resolver situação-problema que envolva a
operação de adição ou subtração com os números naturais;
D5 Resolver situação-problema que envolva a
operação de multiplicação ou divisão com os números naturais;
D6 Resolver situação-problema que envolva mais de
uma operação com os números naturais;
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VI.
Objetivo Específico:
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CONFORME
MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DO SARESP PARA ALUNOS DO 6º ANO:
H02 = Relacionar a escrita numérica às regras do
sistema posicional de numeração;
H10= Calcular o resultado de uma adição ou
subtração de números naturais;
H11= Calcular o resultado de uma multiplicação ou
divisão de números naturais;
H12= Resolver problemas que envolvam a adição ou
a subtração, em situações relacionadas aos seus diversos significados;
H14= Resolver problemas que envolvam a
multiplicação e a divisão.
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VII.
Justificativa:
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Durante muito tempo considerou-se que para compreender o
sistema de numeração as crianças precisariam decompor os números em unidades,
dezenas, centenas, muitas vezes, com o apoio de materiais estruturados. No
entanto, hoje sabemos que as decomposições aditivas são mais simples para as
crianças e também mais próximas de seus próprios recursos.
É
importante que o aluno exercite atividades nos campos da adição, subtração,
multiplicação e divisão, para que tenha habilidades de descrever, analisar e
compreender, fazendo uso de seu raciocínio lógico tornando-se capaz de ser crítico, participativo e
reflexivo facilitando sua participação na sociedade.
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VII.
Procedimentos metodológicos:
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E.E.
“José Florentino de Souza”
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VIII.
Recursos Materiais:
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NOME
_____________________________________________________ N° _____
DATA ____/____/
2013
6º ano - 2ºBim
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IX.
Avaliação:
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Gabarito:
1- (Saresp-2008)
Ao resolvermos a operação 5.729 + 376 obtemos como resultado:
A)5.109
B) 5.111 C)
6.105 D) 6.111
2-O preço de um aparelho eletrodoméstico é de R$ 435,00.
Se conseguir um desconto de R$ 63,75, quanto pagarei por esse aparelho?
A) R$ 360,25 B) R$ 372,25 C) R$ 371,25 D) R$
498,75
03- Veja, no quadro, as ofertas do dia de um
supermercado:
Se você comprar uma unidade de cada produto, quanto
economizará?
A) R$ 1,12 B) R$ 7,88 C) R$ 9,00 D) R$ 3,60
4-Um caminhão pode transportar, no máximo, 3.000 quilos
de carga. Se ele deve levar 683 quilos de batata, 1.562 quilos de cebola, 428
quilos de alho e 1.050 quilos de tomate, vai ser possível transportar toda
essa carga de uma única vez? Se houver excesso de carga, de quantos quilos
será esse excesso?
A) 5673
B) 3723 C) 500 D) 723
5- Observe a sequência abaixo:
65 – 70 – 75 – 80 – 85 - ______
A)60
B) 100 C) 85 D) 90
6-(Saresp-2008) Carla comprou uma boneca de R$ 78,00 e
pagou com uma nota de R$ 100,00. Ela recebeu de troco:
A)R$
21,10 B) R$ 32,10 C) R$
41,90 D) R$ 42,90
7-(Saresp-2008) O número natural correspondente a 6
unidades de milhar mais 3 centenas mais 5 unidades é:
A) 60.305
B) 6.305 C)
6.035 D) 635
8-(Aprendizagem Estado – 2012) Felipe gastou 15 reais e
ficou com 27 reais na carteira. Quantos reais ele tinha antes de gastar no
cinema?
A) 30
B) 42 C) 12 D) 5
9- (Saresp – 2010) Angélica faz bombons para vender. Ela
arruma os bombons em caixinhas com 6 bombons cada. Para arrumar 120 bombons,
ela precisará de:
A) 12 caixinhas
B) 20 caixinhas C)120
caixinhas D) 720 caixinhas
10- (Saresp – 2010) Vilma, já sabe que, com 1 cartolina,
consegue fazer 12 convites de aniversário. Para fazer 36 convites, de quantas
cartolinas ela irá precisar?
A) 5
B) 4 C) 3 D)2
Mensagem:
O segredo da felicidade é
amar o dever e fazer dele um prazer. Boa sorte!!!!!!!
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X.
Recuperação
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-Será de forma
contínua e sempre que houver necessidade de retomada de conteúdo, legalmente
diversificada, sendo atendido, respeitado o ritmo de aprendizagem de cada
aluno;
-Professor de
apoio.
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XI. Referências Bibliográficas
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-Relatório
Pedagógico 2008 e 2010- Saresp;
-Avaliação de
Aprendizagem do Estado – 2012;
-caderno do
aluno - volume 1 do 6º ano;
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- SÃO
PAULO (Estado). Matrizes de referência para a avaliação Saresp:
documento básico/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini.
São Paulo: SEE, 2009.
Disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22107, acesso em 10
de junho de 2013 às 22h33min;
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Pena... que as atividades com desenho somem , quando faço a postagem. Devo estar fazendo alguma coisa errada, mas não consigo.
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