sábado, 15 de junho de 2013

PLANO DE AULA

I.  Data:
16/06/2013 
II. Identificação
Professores do  Grupo 3
Disciplina: Matemática
III. Público Alvo
6º Ano
IV. Cronograma
 18 aulas 
III. Conteúdo:
Estrutura do sistema de numeração decimal: agrupamentos e contagens: valor posicional, operações básicas, operações inversas, cálculo mental.

IV. Tema Abordado:
Números, Operações, Funções.
V. Objetivo Geral:

 D1 Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal;
D2 Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção de resultados na resolução de adição e/ou subtração envolvendo números naturais;
D3 Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção de resultados na resolução de multiplicação e/ou divisão envolvendo números naturais;
D4 Resolver situação-problema que envolva a operação de adição ou subtração com os números naturais;
D5 Resolver situação-problema que envolva a operação de multiplicação ou divisão com os números naturais;
D6 Resolver situação-problema que envolva mais de uma operação com os números naturais;



VI. Objetivo Específico:


 CONFORME MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DO SARESP PARA ALUNOS DO 6º ANO:
H02 = Relacionar a escrita numérica às regras do sistema posicional de numeração;
H10= Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais;
H11= Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais;
H12= Resolver problemas que envolvam a adição ou a subtração, em situações relacionadas aos seus diversos significados;
        H14= Resolver problemas que envolvam a multiplicação e a divisão.
      



VII. Justificativa:
Durante muito tempo considerou-se que para compreender o sistema de numeração as crianças precisariam decompor os números em unidades, dezenas, centenas, muitas vezes, com o apoio de materiais estruturados. No entanto, hoje sabemos que as decomposições aditivas são mais simples para as crianças e também mais próximas de seus próprios recursos. 
É importante que o aluno exercite atividades nos campos da adição, subtração, multiplicação e divisão, para que tenha habilidades de descrever, analisar e compreender, fazendo uso de seu raciocínio lógico tornando-se  capaz de ser crítico, participativo e reflexivo facilitando sua participação na sociedade.

VII. Procedimentos metodológicos:
E.E.
“José Florentino de Souza”
VIII. Recursos Materiais:

NOME  _____________________________________________________ N° _____
DATA ____/____/ 2013                                                                      6º ano -    2ºBim
IX. Avaliação:
Gabarito:

Questões
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
Gabarito











 1- (Saresp-2008) Ao resolvermos a operação 5.729 + 376 obtemos como resultado:
A)5.109             B) 5.111              C) 6.105             D) 6.111

2-O preço de um aparelho eletrodoméstico é de R$ 435,00. Se conseguir um desconto de R$ 63,75, quanto pagarei por esse aparelho?
A) R$  360,25               B) R$  372,25            C) R$  371,25        D) R$  498,75            

03-  Veja, no quadro, as ofertas do dia de um supermercado:
   -   Leite em pó integral: de R$ 2,70 por R$ 2,20
   -  Iogurte natural batido: de R$ 2,50 por  R$ 2,09 
   -  Queijo Minas frescal: de R$ 3,80 por R$ 3,59

Se você comprar uma unidade de cada produto, quanto economizará?
A) R$  1,12                  B) R$  7,88                C) R$  9,00            D) R$  3,60              

4-Um caminhão pode transportar, no máximo, 3.000 quilos de carga. Se ele deve levar 683 quilos de batata, 1.562 quilos de cebola, 428 quilos de alho e 1.050 quilos de tomate, vai ser possível transportar toda essa carga de uma única vez? Se houver excesso de carga, de quantos quilos será esse excesso?
A) 5673            B) 3723             C) 500            D) 723
5- Observe a sequência abaixo:
65 – 70 – 75 – 80 – 85 - ______
A)60             B) 100              C) 85             D) 90

6-(Saresp-2008) Carla comprou uma boneca de R$ 78,00 e pagou com uma nota de R$ 100,00. Ela recebeu de troco:
 A)R$  21,10             B) R$  32,10             C)  R$  41,90            D) R$  42,90

7-(Saresp-2008) O número natural correspondente a 6 unidades de milhar mais 3 centenas mais 5 unidades é:
A) 60.305                B) 6.305                C) 6.035                D) 635

8-(Aprendizagem Estado – 2012) Felipe gastou 15 reais e ficou com 27 reais na carteira. Quantos reais ele tinha antes de gastar no cinema?
A) 30                B) 42                C) 12                D) 5

9- (Saresp – 2010) Angélica faz bombons para vender. Ela arruma os bombons em caixinhas com 6 bombons cada. Para arrumar 120 bombons, ela precisará de:
A) 12 caixinhas          B) 20 caixinhas      C)120 caixinhas      D) 720 caixinhas

10- (Saresp – 2010) Vilma, já sabe que, com 1 cartolina, consegue fazer 12 convites de aniversário. Para fazer 36 convites, de quantas cartolinas ela irá precisar?
A) 5                B) 4               C) 3                D)2
Mensagem:
O segredo da felicidade é amar o dever e fazer dele um prazer. Boa sorte!!!!!!!











X. Recuperação
-Será de forma contínua e sempre que houver necessidade de retomada de conteúdo, legalmente diversificada, sendo atendido, respeitado o ritmo de aprendizagem de cada aluno;
-Professor de apoio.
Descrição: C:\Users\Usuario\Pictures\adição.jpg



Descrição: C:\Users\Usuario\Pictures\monica adição e subtração.jpg
XI. Referências Bibliográficas
-Relatório Pedagógico 2008 e 2010- Saresp;
-Avaliação de Aprendizagem do Estado – 2012;
-caderno do aluno - volume 1 do 6º ano;
·         - SÃO PAULO (Estado). Matrizes de referência para a avaliação Saresp: documento básico/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2009.
Disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22107, acesso em 10 de junho de  2013 às 22h33min;




Um comentário:

  1. Pena... que as atividades com desenho somem , quando faço a postagem. Devo estar fazendo alguma coisa errada, mas não consigo.

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