Blog, o que significa?
Um Blog é um espaço na web cuja estrutura permite, de uma forma simples
e direta, o registo cronológico, frequente e imediato das suas opiniões,
emoções, imagens, fatos, ou qualquer outro tipo de conteúdo à sua escolha.
Este espaço pode servir vários objetivos – pode ser usado como um diário
pessoal online, ou para promover a comunicação entre pessoas com interesses
comuns; registar o desenvolvimento de determinado processo (o percurso de um plano
de aula, por exemplo), ou fazer ouvir uma voz (ou várias vozes) que não teriam
a possibilidade de se expressarem em qualquer outro meio. As possibilidades, no que concerne ao objetivo,
conteúdos, e formato dum blog, são ilimitadas.
O blog faz parte de um programa de formação à distância
de educadores, ao curso Melhor Gestão, Melhor Ensino, uma ação de
formação continuada para professores PEB II dos anos finais de Língua
Portuguesa e Matemática que faz parte do Programa Educação – Compromisso de São
Paulo.
O
objetivo é ampliar a formação dos cursistas para que possam participar de forma
mais efetiva das práticas atuais que envolvem a leitura e a escrita em diversos
contextos, situações, suportes e mídias, uma das exigências para uma
participação mais efetiva, letrada e cidadã na sociedade.
Convido às pessoas para conhecerem, seja dada opiniões nos assuntos, critiquem ou elogiem, façam reflexões e analisem, além de participarem efetivamente do blog.
Como se
tornaram um dos principais canais de comunicação da internet, e de fácil acesso,
todos podem investir no uso do blog como ferramenta de trabalho.
Todos que
queiram uma informação podem estar fazendo essa leitura, mesmo sendo Matemática,
como a maioria das pessoas têm aversão à mesma, acham que não têm essa leitura de forma prazerosa.A
linguagem matemática compõe, com a língua materna, o par fundamental de
sistemas simbólicos que permitem a representação da realidade para a expressão
de si e a compreensão do outro e para a escrita e leitura em sentido amplo. Não
é sem motivo, portanto, que em todas as épocas, em todas as culturas, a
Matemática e a língua materna constituem dois componentes básicos dos
currículos escolares. Tratar das competências leitora e escritora em Matemática
não significa confundir esses aspectos da linguagem humana; afinal, uma língua
que pretenda se aproximar demasiadamente do modo de operar da Matemática
resulta empobrecida, o mesmo ocorrendo com um texto matemático que assuma uma
ambivalência apropriada apenas à expressão linguística. A multiplicidade de
sentidos de cada elemento simbólico é própria da língua corrente e é
intencionalmente controlada na expressão matemática. O necessário rigor e a
expressão precisa são naturais na Matemática, mas podem empobrecer o uso
corrente da língua. Não que a língua não possa ser precisa: ela o é
exemplarmente, como bem o revela o texto poético, em que uma palavra não pode
ser substituída nem por um perfeito sinônimo sem desmontar o poema.
Naturalmente, existem diferenças fundamentais entre os significados da precisão
na língua e na Matemática, e os alunos devem ser conduzidos, por exemplo, a
apreciar a beleza presente tanto na exatidão dos cálculos quanto no rigor
expressivo do texto poético.
Os componentes do grupo 3
Eli Zago Martins Chacon
Enedeti de Cássia Oshiro Gastaldi
Fabiana Rubian Trevisan
Gabriela Cristina de Marchi
Glauciane Aparecida Sampaio de Mello
Ivone Paulina da Silva
Juliano Barreto Nascimento
Referências
Bibliográficas
Disponível
em:
www.konfide.com.br/o-que-e-um-blog-e-para-que-serve, acesso em jun de 2013 às 9:40;
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