sexta-feira, 14 de junho de 2013

BLOG

Blog, o que significa?

Um Blog é um espaço na web cuja estrutura permite, de uma forma simples e direta, o registo cronológico, frequente e imediato das suas opiniões, emoções, imagens, fatos, ou qualquer outro tipo de conteúdo à sua escolha. Este espaço pode servir vários objetivos – pode ser usado como um diário pessoal online, ou para promover a comunicação entre pessoas com interesses comuns; registar o desenvolvimento de determinado processo (o percurso de um plano de aula, por exemplo), ou fazer ouvir uma voz (ou várias vozes) que não teriam a possibilidade de se expressarem em qualquer outro meio.  As possibilidades, no que concerne ao objetivo, conteúdos, e formato dum blog, são ilimitadas.
O blog faz parte de um programa de formação à distância de educadores, ao curso Melhor Gestão, Melhor Ensino, uma ação de formação continuada para professores PEB II dos anos finais de Língua Portuguesa e Matemática que faz parte do Programa Educação – Compromisso de São Paulo.
O objetivo é ampliar a formação dos cursistas para que possam participar de forma mais efetiva das práticas atuais que envolvem a leitura e a escrita em diversos contextos, situações, suportes e mídias, uma das exigências para uma participação mais efetiva, letrada e cidadã na sociedade.
Convido às pessoas para conhecerem, seja dada opiniões nos assuntos, critiquem ou elogiem, façam reflexões e analisem,  além de participarem efetivamente do blog.
Como se tornaram um dos principais canais de comunicação da internet, e de fácil acesso, todos podem investir no uso do blog como ferramenta de trabalho. 
Todos que queiram uma informação podem estar fazendo essa leitura, mesmo sendo Matemática, como a maioria das pessoas têm aversão à mesma, acham que não têm essa  leitura de forma prazerosa.A linguagem matemática compõe, com a língua materna, o par fundamental de sistemas simbólicos que permitem a representação da realidade para a expressão de si e a compreensão do outro e para a escrita e leitura em sentido amplo. Não é sem motivo, portanto, que em todas as épocas, em todas as culturas, a Matemática e a língua materna constituem dois componentes básicos dos currículos escolares. Tratar das competências leitora e escritora em Matemática não significa confundir esses aspectos da linguagem humana; afinal, uma língua que pretenda se aproximar demasiadamente do modo de operar da Matemática resulta empobrecida, o mesmo ocorrendo com um texto matemático que assuma uma ambivalência apropriada apenas à expressão linguística. A multiplicidade de sentidos de cada elemento simbólico é própria da língua corrente e é intencionalmente controlada na expressão matemática. O necessário rigor e a expressão precisa são naturais na Matemática, mas podem empobrecer o uso corrente da língua. Não que a língua não possa ser precisa: ela o é exemplarmente, como bem o revela o texto poético, em que uma palavra não pode ser substituída nem por um perfeito sinônimo sem desmontar o poema. Naturalmente, existem diferenças fundamentais entre os significados da precisão na língua e na Matemática, e os alunos devem ser conduzidos, por exemplo, a apreciar a beleza presente tanto na exatidão dos cálculos quanto no rigor expressivo do texto poético.


Os componentes do grupo 3

Eli Zago Martins Chacon
Enedeti de Cássia Oshiro Gastaldi
Fabiana Rubian Trevisan
Gabriela Cristina de Marchi
Glauciane Aparecida Sampaio de Mello
Ivone Paulina da Silva
Juliano Barreto Nascimento

Referências Bibliográficas
Disponível em:
www.konfide.com.br/o-que-e-um-blog-e-para-que-serve‎, acesso em jun de 2013 às 9:40;
ajuda.sapo.pt › Últimas perguntas › SAPO Blogs, acesso em jun de 2013 às 9:59;




Nenhum comentário:

Postar um comentário